Receita de Carne de porco com amêijoas, por Carlos Bastos

 

kaka

#lover

Carlos Bastos

Licenciado em Administração Pública pela Universidade do Minho | chef nos tempos livres

 

 

Receita de Carne de porco com amêijoas (6 pessoas)

Ingredientes:

– 2 lombinhos ou lombelos;
– 1 kg amêijoa branca fresca;
– 1 molho de coentros;
– 1 chávena de café de sumo de limão;
– 1 chávena de café de vinho branco;
– 6 dentes de alho;
– Azeite;
– Massa de pimentão;
– Sal;
– Pimenta;
– 1,5 kg batatas;

Marinar os lombinhos com a massa de pimentão, 3 dentes de alho picado, sal e pimenta (q.b. – a massa de pimentão já dela é um pouco salgada) e deixar repousar pelo menos 1 hora (quanto mais tempo repousar mais sabor terá a carne).

Colocar as amêijoas em água fria e sal para tirar a areia (o ideal será pelo menos 2 horas).

Partir as batatas em cubos e cozer em água e sal. Assim que as batatas estiverem cozidas, escorrer e levar ao congelador. (Este passo vai fazer com que a batata pare de cozer por dentro com a temperatura que adquiriu e depois quando, for a fritar, fique estaladiça por fora e cremosa por dentro).

Colocar uma frigideira antiaderente com azeite e selar os lombinhos durante 2/3 minutos de cada lado. Assim que estiverem selados, retirar e deixar repousar (de preferência em cima de uma grelha para o ar circular em toda a carne).

Fritar as batatas.

Colocar a carne num tabuleiro e levar ao forno durante 10/15 a 200 graus (depende sempre da qualidade do forno e da forma como preferem o ponto da carne, mas o lombinho nunca deve ser muito passado).

Na mesma frigideira da carne sem lavar (de forma às amêijoas absorverem o sabor) colocar as amêijoas depois de escorridas e, assim que elas começaram a abrir, juntar 3 dentes de alho picados e mexer de vez em quando. Adicionar 3/4 dos coentros picados grosseiramente. Juntar o vinho branco e deixar evaporar.

Por esta altura (as amêijoas são muito rápidas a fazer) deve ser retirada a carne do forno e deixar repousar novamente em cima da grelha.

Adicionar às amêijoas o sumo de limão, pimenta (q.b.) e mexer. Desligar o lume.

Fatiar a carne com cerca de 2 centímetros de grossura e colocar numa travessa. Deitar as amêijoas e o molho por cima e polvilhar com o resto dos coentros.

Eu prefiro servir com a batata à parte, pois fica mais estaladiça.

Para quem experimentou, diz que até não é mau!!! 🙂

Leave a Reply